Sessão especial na Câmara comemorou o Mês da Consciência Negra

27/11/2018 17:09:00    Fonte: Ascom Câmara Municipal

Sesso especial M~es da Conscincia Negra

Sessão especial M~es da Consciência Negra

O Mês da Consciência Negra, novembro, foi comemorado em uma sessão especial na Câmara Municipal, na noite de segunda-feira (26). A proposta foi do vereador Roque Fagundes e teve apoio das vereadoras Naide Brito, Mirian Martinez, Luciana Tavares, dos vereadores Edivaldo Palhaço e Fausto Franco.

Integrantes dos Movimentos Negros, representantes do Executivo municipal e pessoas da comunidade participaram da sessão, que teve como convidado o vereador de Salvador e fundador e presidente de honra do Instituto Cultural Steve Biko, Silvio Humberto.

“A história escondeu a luta, a resistência dos negros, como se a abolição fosse fruto de uma concessão. Momentos como esse são importantes, porque o que se debate aqui não passa nos meios de comunicação”, afirmou Roque Fagundes. A presidenta da Câmara, Naide Brito, lembrou que Lauro de Freitas é uma das poucas cidades no Brasil que tem o 20 de novembro como feriado. “Que possamos avançar na luta”, conclamou.

Para Silvio Humberto, “o 20 de novembro é o marco na luta da construção da história do Movimento Negro. Temos que reafirmar a data, é o momento para reflexão”. Ele defendeu que a conexão com os povos indígenas é fundamental para essa luta e assinalou que isto já se dá nos Candomblés de Caboclos.

Também participaram da sessão o secretário municipal de Cultura e Turismo, Manoel Carlucho, a professora Terezinha Barros (primeira secretária municipal de Mulheres no país), Vilma Bahia, do Coletivo LGBT, Jones carvalho, ex-ouvidor geral do estado e presidenta da Fundação Luiz Eduardo Magalhães, Mestre Gerônimo e Valdo Reis, da Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro (Fenacab) e do grupo Reaja!

Palavras-Chave: Lauro de Freitas, Câmara, sessão especial, Consciência Negra

Última atualização: 21/01/2019 23:43